Pense nisso!

Você pode ter os professores mais dedicados, os pais que oferecem o maior apoio e as melhores escolas do mundo, e nada disso vai fazer diferença se você não assumir as suas responsabilidades."
Barack Obama

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Conjunções

01. Junte as orações com uma conjunção coordenativa formando um período composto. Em seguida, dê o sentido que cada conjunção indica:
a) Este filme está indicado ao Oscar. Há fortes concorrentes.
b) O clima do planeta Terra piorou. Ocorreram diversos cataclismas nestes últimos anos.
c) O buffet agradou aos clientes. O serviço pareceu-nos perfeito.
d) O feriado será na sexta-feira. Faremos um passeio à praia de Maceió.
02. "Esse progresso mecânico, porém, baseado apenas no domínio..." Assinale a alternativa em que não aparece palavra ou expressão que substitui, com perfeição, a conjunção "porém":
a) entretanto
b) no entanto
c) todavia
d) porque
e) contudo
03. Observe o emprego da conjunção e nos períodos.
Márcia é apaixonada por Gabriel, e vai se casar com ele em dezembro.
Márcia é apaixonada por Gabriel, e vai se casar com Roberto.
Nosso time de vôlei se preparou muito e foi campeão.
Ela estabelece, pela ordem, as seguintes relações de sentido:
a) adição – adição – adição
b) adição – adição – oposição
c) oposição – oposição – explicação
d) adição – oposição – conclusão
e) conclusão – adição – explicação
04. Preencha a s lacunas com uma conjunção coordenativa adequada:
a) Os agressores foram presos, __________ foram libertados em seguida.
b) Eles nos decepcionaram, ______________ daremos o troco nas eleições.
c) Marcou hora comigo, __________ não apareceu.
05. Complete as frases com conjunções coordenativas aditivas:
a) A garota não estuda ________ trabalha.
b) O médico ________ examinou o doente ________ deu-lhe os remédios.
c) João apeou ________ deu bons-dias a todos
d) O acontecimento não foi bom ________ ruim.
e) Quando nos comportamos bem, ele ________ fica contente ________ parece uma pessoa educada.
f) Estou terminando, ________ falta um exercício.
06. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções:
a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
07. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
08.
01 Segundo levantamento da FUNAI, os Ianomamis são o maior e mais primitivo
02 grupo indígena isolado do planeta, mas estão assentados sobre uma província
03 mineral das mais ricas do mundo. Em seus domínios há ouro e muita, muitíssima
04 cassiterita, a matéria-prima do estanho. As jazidas não foram medidas, mas a
05 estimativa é a de que estejam entre as cinco maiores do mundo.
A oração “mas estão assentados sobre uma província mineral das mais ricas do mundo” (l.02-03) indica
a. contraste.
b. conclusão.
c. adição.
d. explicação.
e. alternância.
09. Identifique o POIS como conjunção coordenativa explicativa ou conjunção coordenativa conclusiva:
a) Deitei-me cedo, POIS estava muito cansado.
b) O político não agiu com lealdade; perdeu, POIS, na disputa pela reeleição.
c) O aluno não estudou o suficiente; ficou, POIS, reprovado.
d) As mulheres entendem de economia, POIS são elas as responsáveis pela organização do orçamento familiar.
10. Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as.
a) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.
b) "O homem ao meu lado acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela". (Stanislaw Ponte Preta)
c) Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.
d) A criança ora cantava, ora se punha a correr pela sala.
11. Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as.
a) "Levanto-me, procuro uma vela, que a luz vai apagar-se. Não tenho sono". (Graciliano Ramos)
b) Entre, mas não faça barulho que a patroa está dormindo.
12. "Chamou-o, MAS ELE APERTOU O PASSINHO..." A oração em destaque tem como classificação sintática:
a) Subordinada Substantiva Adversativa.
b) Subordinada Adjetiva Restritiva.
c) Coordenada Sindética Objetiva Direta.
d) Coordenada Sindética Adversativa.
e) Coordenada Assindética Adversativa.
13. Em qual das orações a seguir, a conjunção coordenativa POIS estabelece uma conclusão?
a) Venha logo, pois sua presença é importante.
b) As matrículas foram encerradas; nada pode ser feito, pois.
c) Fale mais alto, pois a ligação está ruim.
d) Não demore, pois não gosto de ficar sozinha.
e) Choveu, pois as ruas estão molhadas.
14. Assinale a alternativa em que a oração em destaque esteja corretamente analisada:
a) Fui à loja E COMPREI ROUPAS (Oração Coordenada Sindética Adversativa)
b) Não vá agora, QUE ESTÁ CHOVENDO (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
c) Tirou notas baixas, LOGO SERÁ REPROVADO. (Oração Coordenada Assindética)
d) Ora ouvia ORA FALAVA. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
e) Caiu, MAS NÃO SE MACHUCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
15. Assinale a alternativa em que a oração em destaque está corretamente analisada:
a) ( ) Como sanduíche OU TOMO SUCO DE FRUTAS? (Oração Coordenada Assindética)
b) ( ) Não respeitava as pessoas NEM OS ANIMAIS. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
c) ( ) A natureza é linda MAS O HOMEM NÃO A PROTEGE. (Oração Coordenada Sindética Adversativa)
d) ( ) Fez uma ótima prova; MERECE, POIS UM PRÊMIO. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
e) ( ) Povo educado, PAÍS DESENVOLVIDO. (Oração Coordenada Sindética Alternativa)
16. Assinale a alternativa em que a oração em destaque foi incorretamente analisada:
a) ( ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b) ( ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
c) ( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)
d) ( ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
e) ( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
17. Assinale a alternativa em que aparece uma oração coordenada sindética explicativa:
a) Sua casaca estava remendada, mas estava limpa.
b) Chora, que lágrimas lavam dor.
c) Todos trabalhando, ou varrendo o chão ou lavando as vidraças.
d) Ambos se amavam, contudo não se falam.
e) Cantou, chorou e se retirou do recinto.
18. "Sentia-se doente; TINHA, POIS, QUE IR AO MÉDICO."
A oração em destaque deve ser analisada como ______________
19. Complete:
Num período composto por coordenação, as orações que não vêm introduzidas por uma conjunção coordenativa são chamadas de _______________ .
20. Una as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção coordenativa adequada:
1) O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.
2) Precisamos preservar a natureza. Não sobreviveremos.
21. Nas frases: "Ser OU não ser"; "Ser E não ser"; "Ser MAS não ser", as relações estabelecidas pelas conjunções em maiúscula são respectivamente de ____________, ____________ e ____________ .
22. No período: "Paredes ficaram tortas, animais enlouqueceram e as plantas caíram", temos duas orações coordenadas _______________ e uma oração coordenada _______________ _________________.
23. As relações estabelecidas pelas conjunções coordenativas em maiúsculo a seguir, são de __________, __________ e __________ .
1) Dê-lhe uma gorjeta, QUE ele merece.
2) Dedicou-se muito ao estudo; merece, POIS, uma boa recompensa.
3) A chuva foi violenta, POIS cercas foram derrubadas.
24. Observe o seguinte fragmento do texto:
"Existe portanto um lugar para uma ciência social que faça essa anatomia...".
Nele, há uma conjunção conclusiva que:
a) Por estar intercalada na oração, deveria ter-se apresentado entre vírgulas.
b) Por estar no início da oração, deveria ter-se apresentado entre vírgulas.
c) Deveria ter sido antecedida apenas de uma vírgula.
d) Deveria ter sido seguida apenas de uma vírgula.
e) Não deveria mesmo ter sido antecedida nem seguida de vírgula.
25. Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação.
- Adoeci logo; não me tratei.
- Adoeci; logo não me tratei.
A observação atenta desses períodos permite dizer que:
a) No primeiro, LOGO é um advérbio de tempo; no segundo, uma conjunção causal.
b) No primeiro, LOGO é uma palavra invariável; no segundo, uma palavra variável.
c) No primeiro, as orações estão coordenadas sem a presença de conjunção; na segunda, com a presença de uma conjunção conclusiva.
d) No primeiro, as orações estão coordenadas com a presença de conjunção; na segunda, sem conjunção alguma.
e) No primeiro, a segunda oração indica alternância; no segundo, a segunda oração indica a conseqüência.

"Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não."
Ayrton Senna

2 comentários:

Leia e reflita

Leia e reflita
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."

Professores

Professores
CNSR