Pense nisso!

Você pode ter os professores mais dedicados, os pais que oferecem o maior apoio e as melhores escolas do mundo, e nada disso vai fazer diferença se você não assumir as suas responsabilidades."
Barack Obama

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sujeito

1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
( ) Que noite linda!
( ) Lindas, as noites mineiras!
( ) Já estou aqui há dois meses.
( ) 0 filho compreendeu perfeitamente o olhar do pai.
( ) Silêncio, hospital!
( ) A estrela ainda brilhava no céu.
2. Assinale as alternativas em que não há oração:
( ) Houve muita briga naquela festa.
( ) Socorro!
( ) Que horror!
( ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.
( ) Rua contramão.
( ) Despediu se dos amigos antes de viajar para a Europa.
( ) Atenção, curva perigosa!
( ) Caixa Econômica Federal.
3.Indique se as frases abaixo contêm uma ou mais orações. Não se esque¬ça de primeiramente sublinhar os verbos:
a) As velas são negras, negros os mastros, negra a tripulação.
b) Quem entra por aí, cai na escravidão.
c) As estrelas não eliminam a noite.
d) Olha se para cima e vê se o firmamento pálido.
e) A glória tinha sido fabricada pelo redator chefe da revista e apoiava se em murmurações.
4.Nas orações abaixo, sublinhe com um traço o sujeito e com dois o pre¬dicado:
a) Não gastamos dinheiro em coisas supérfluas.
b) Contaram me um fato espantoso.
c) Na praia fazia muito calor.
d) Chegou atrasado no ginásio o ônibus escolar.
e) Alugam se chalés nesta praia, para o período de férias.
f) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
g) À entrada da casa de meus avós, existiam mangueiras, pitangueiras e bananeiras.
5.Numere de acordo com o caso, sublinhando, quando possível, o termo indicado:
( 1 ) sujeito simples
(2) sujeito composto
(3) sujeito oculto (determinado)
(4) sujeito indeterminado
(5) oração sem sujeito
( ) Estude a lição, minha filha.
( ) Havia muitas notas baixas na prova.
( ) Nesta escola encontram se alunos inteligentes.
( ) Falaram muito de você no clube.
( ) Come se bem nos restaurantes paulistas.
( ) Come se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco.
( ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.
( ) Conversávamos todos os dias após as aulas.
( ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.
( ) Fazia muito calor em Brasília.
6. Sublinhe o sujeito e classifique o:
a) Vende se esta casa comercial.
b) São preferidos os candidatos gualificados.
c) Naquele cruzamento capotou um automóvel de passeio.
d) Faz hoje seis meses, após o lançamento do livro.
e) Quem trará meus livros?
f) Geou muito, durante a madrugada, em Santa Catarina.
g) Naquela entrevista, em que língua o embaixador e o jornalista falavam?
h) Necessita se de muito apoio para aquela campanha.
i) Trocávamos, sempre, idéias sobre as questões da prova.
j) São excelentes a água e o clima de Lambari.
7.Das frases abaixo, sublinhe o núcleo do sujeito, determinando lhe a classe gramatical:
a) Era grande a alegria da criançada diante da notícia do passeio.
b) Sorriu o filho, nós também sorrimos, e tudo acabou em pura galhofa.
c) Fernanda estava serena e risonha.
d) Os dois foram aprovados no vestibular.
e) Quem ama o raro e o difícil?
f) Eles gostam das flores do campo.
g) Esta ficou espantada, sem palavras.

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
[ Clarice Lispector ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e reflita

Leia e reflita
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."

Professores

Professores
CNSR