Pense nisso!

Você pode ter os professores mais dedicados, os pais que oferecem o maior apoio e as melhores escolas do mundo, e nada disso vai fazer diferença se você não assumir as suas responsabilidades."
Barack Obama

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os jovens e o computador


Na era digital, jovens voltam às aulas de caligrafia para aprender a escrever
Eles não desgrudam de computadores e celulares e estão perdendo o hábito de usar a caneta e o papel para se comunicar.
Os jovens que não desgrudam de computadores e celulares estão perdendo um hábito antigo: usar a caneta e o papel pra se comunicar. O resultado é que está cada vez mais difícil decifrar o que eles escrevem.
Foram dois meses longe da caneta, só no computador. Mas, as férias acabaram. Saíram os computadores e entraram os cadernos, uma tortura para Jonathan.
“A professora escreve muito rápido, aí eu perdia. Para acompanhar, tinha que escrever muito rápido, minha letra saia muito ruim”, lembrou.
A solução foi permitir que as explicações de história e português fossem anotadas no computador.
Na escola, o uso do computador só foi liberado para aqueles alunos que têm dificuldades com a escrita. Mas isso não significa que eles estejam livres da caligrafia. Tudo que eles digitam tem que ser repassado em casa para o caderno.
Um treino forçado que está dando certo. “Até eu entendo agora!”, contou Jonathan.
“O aluno tem que escrever uma produção escrita, fazer uma redação escrita em um vestibular, em um concurso. E a letra legível faz com que o leitor entenda e compreenda”, explicou a coordenadora pedagógica Lígia Fleury.
Agora, por que alguns jovens escrevem tão mal? As desculpas são variadas... “Eu acho que é porque minha mãe tem uma letra muito feia e é genético, pode ser”, brincou o estudante Bruno Marienberg.
Não é uma questão genética. O professor de caligrafia Antonio de Franco ensina que basta concentração e treino. “Temos muitos alunos na faixa dos 15 aos 17 anos, principalmente que estão entrando nessa fase de vestibular, como também temos muitos alunos dedicados à parte de concursos públicos”, disse.
A professora de comunicação da USP Elizabete Saad Correa diz que as escolas não devem fechar os olhos para o mundo digital. “Você tem uma tendência a usar muito mais o teclado do que o texto escrito no papel. Se você não treinar a escrita em papel, realmente você vai perder a prática até de segurar uma caneta”, destacou.
Preocupado com isso. Paulo César está frequentando aulas de caligrafia. Quer ter moral para cobrar da filha de 10 anos um bom desempenho. “Nada melhor do que você chegar com o exemplo. Como é que eu posso cobrar hoje se a minha letra é horrorosa?”, disse.
Jornal Nacional/G1

23 comentários:

  1. OS jovens de hoje estam bem mais ligado nos computadores do que na escrtita,pois isso vai fazendo que os jovens perdam o hábito de escreve.Apesar que quando os jovens voltam das ferias eles ficam com um pouco de dificuldade em relação a escrita,porisso e bom praticar a escrita em seus momentos livres pois você nao vai perde seu hábito de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Os Jovens de hoje estão já na era que dizemos moderna,na qual antes para fazer pesquisas tinha que ir a biblioteca pesquisar em livro,agora as crianças usam os computadores,não deixa de pelo menos escreve um paragrafo para a letra na fica ruim,sempre ler um pouco,uma coisa que nem todos fazem,para cada tempo tem sua coisa,tem a hora de estuda a de brincar e tb a de dormi,para a criança e importante aprende cedo para mais na frente nao sentir deficuldades,como algum de nossos pais sofreram,e não gostaria que acontecesse com um de nós.

    ResponderExcluir
  3. Há quase 40 anos para fazer uma pesquisa, era preciso ir à biblioteca e passar horas e horas pesquisando, e ainda tinha que escrever. Hoje é mais fácil; é só chegar em frente à uma tela de computador e colocar o que você quiser e imprimir. A escrita está ficando menos utilizada à cada dia que se passa e a internet está crescendo cada vez mais.
    De:Bruno Holanda

    ResponderExcluir
  4. Acho que nos dia de hoje os jovens estão, vamos dizer meio "mortos", porque não fazem nada da vida mas vivem se queixando que o professor escreve muito, passa muitas tarefas.Mas essas tarefas extras,trabalhos,entre outros,são para o nosso bem.Pois as crianças na maioria das vezes deixam de fazer tarefas para jogar bola, acessar na internet,e isso atrapalha cada vez mais o aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nos dias de hoje as pessoas estão mais ''preguiçosas'' em relação a escrita,reclamão que escrevem muito ou dizem que tem uma letra muito feia.Escrever é muito importante na hora dos concursos e vestibulares;os jovens atualmente preferem conversar no msn do que escrever uma carta para alguém,e a tecnologia pode muitas vezes pode ajudar ou atrapalhar.

    ResponderExcluir
  7. O computador é uma espécie de máquina que nós chama a atenção em tudo.Por isso que várias crianças e adoleçentes estão deixando uns dos hábitos mais importantes da vida de uma crianças,que é ler e escrever!Não deixando totalmente este hábito de lado, mas deixando o hábito de pegar um papel e uma caneta e treinar a caligrafia manualmente!

    ResponderExcluir
  8. A ultilisaçâo de um computador em relaçâo a uma simples caneta e um lápis,pode causar constrangimento em sua caligrafia.Os jovens hoje em dia ultilizam o computador em substituiçao a sua própria escrita, e isso pode interfirir em sua escrita.A máquina que as vezes pensamos que poderia ajuda acaba nos atrapalhando.

    ResponderExcluir
  9. A tecnologia hoje em dia está tão avançada que os jovens estão trocando a caneta e o papel pelo teclado do computador,prejudicando assim na hora de escrever.Por isso pensamos que o computador vai nos ajudar mas acaba atrapalhando.

    ResponderExcluir
  10. Os Adolescentes e até as crianças estão cada vez pior em relação a escrita, usamos computadores em casa, na lan House, na escola, e por incrivel que pareça até na Praça, podemos usar através de telefone celular, eu mesmo tou comentado por o meu celular, as pessoas antes tinhão, que ir na bliblioeca publica, e pesquisar e escrever no papel, agora e so ir no google, e pesquisar o que você quiser.Por isso a escrita está cada vez pior

    ResponderExcluir
  11. As pessoas esquecem de escrever,ler! Deixam de fazer as coisas boas como estudar,para ficar conversando pela internet o que é muito comum nesta época. Não pode ser assim,claro que devemos ter lazer mas estudar,não podemos esquecer.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia os jovens estão mas interessados na internet do que em ler livros,que é um ato prazeroso.Ler,escrever muitos jovens ñ sabem o que é isso porque passam o dia na frente de um computador batendo papo.A diversão é muito importante tanto quanto o estudo mas deve ter horários definidos.Mas sempre é bom escrever pra ñ perder a prática, e a letra deve ficar bastante legível.Bjs Paulinha

    ResponderExcluir
  13. Os jovens e as crianças estão cada vez mais longe da escrita manual.As pessoas estão cada vez mais viciadas em aparelhos eletronicos como computador,celular entre outros.Os jovens estão trocando a caneta e o lapis por um teclado e mouse,estão cada vez se distanciando da escrita formal.

    ResponderExcluir
  14. Os jovens de hoje em dia estão cada vez mais afastados da caneta e do papel e se comunicam apenas através de celulares e redes sociais.Não citaria apenas os jovens,muitas crianças hoje em dia estão usando cada vez mais os computadores,o problema é que muitos pais não conseguem controlar seus filhos,deixando-os livres para frequentarem sites de jogos e de redes sociais que acabam viciando a todos,assim mantendo as crianças mais afastadas do estudo e da boa caligrafia.Outro problema comum também é que as pessoas estão esquecendo muitas regras de gramática por conta das linguagens que utilizam com os amigos via internet.

    ResponderExcluir
  15. Hoje é muito comum crianças e adolescentes passarem o dia inteiro na frente do computador,vendo sabe-se lá o que,conversando com sabe-se lá quem e aprendendo o que não deve. Não é de se admirar que abram mão do livro,da tarefa para permanecer com os olhos vidrados na tela do computador.O pior é que muitos pais não fazem nada a respeito e fica por isso mesmo, os jovens e crianças tornando-se escravos do computador.

    ResponderExcluir
  16. Antigamente tudo o que as pessoas queriam saber, elas iam tirar suas dúvidas nos livros, já hoje, elas sempre vão para a internet que é um meio que vicia muito. Principalmente crianças e jovens que ficam vinte e quatro horas ligados no computador, e que muitas vezes não pode ser recomendada para certas pessoas, pois com o tempo a mente dessa pessoas não é mais a mesma. Internet em excesso: Isso não é legal!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do texto apesar de nos os alunos acharmos bem melhor tambem usar o computador para se comunicar a respeito da nova enquete e obvio q ler um livro pra mim e um prazer.

    ResponderExcluir
  18. ACHEI INTERESSANTE P0IS M0NSTRA QUE 0S ALUN0S ESTÃ0 MAIS ATENT0S E BIT0LAD0S NA INTERNET,NEM SEMPRE N0 C0MPUTAD0R P0IS SE NÃ0 TIVER ACESS0 A INTERNET NÃ0 FICA INTERESSANTE E F0RAM DEIXAND0 0S LIVR0S DE LAD0,A ESCRITA MANUAL E 0 PRAZER DE APRENDER DA MANEIRA MAIS FÁCIL.

    ResponderExcluir
  19. professora eu entrei no blog da irmã do Dalton para fazer o comentário.Lucas disse:o texto é muito interessante gostei muito,que antigamente existia só caneta e lápis para escrever os textos,só que estão no mundo globalizado aprendendo muitas coisas pelo computador

    ResponderExcluir
  20. professora eu entrei no blog da minha irmã para fazer o comentário, Dalton disse:eu adorei é muito interessante antigamente eles só escreviam com lápis e caneta agora estão se afastando do estudo para o computador é bom que nós se comunicavamos com várias pessoas da internet e os livros deixando de lado.

    ResponderExcluir
  21. O texto fala que quando começou a era digital, os jovens não ligam mais para fazer suas obrigações com lápis, caneta e papel, e sim para fazer da melhor forma possível ma frente de uma tela com os dedos em um teclado. O que era para se fazer de uma forma caprichada, não tem mais tanta importância se tudo for feito através de um computador!

    ResponderExcluir
  22. Nos dias de hoje,a tecnologia afeta cada vez mais os jovens.Seria muito mais interessante e menos cansativo você fazer um trabalho pesquisando na internet e imprimi-lo do que começar a copiar com seus próprios dedos uma coisa que pareceria sem fim.O computador facilita muito nossas vidas, assim como também atrapalha.

    Luis Henrique 8°ano

    ResponderExcluir
  23. Kelvison Martins: Hoje em dia o jovem está deixando de escrever manualmente e isso é bastante ruim! Pois ele se acostuma a fazer somente coisas digitadas e atrapalha sua escrita. A internet tem seus encantos, mais não podemos deixar ela nos atrapalhar futuramente.

    8° ano

    ResponderExcluir

Leia e reflita

Leia e reflita
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."

Professores

Professores
CNSR