Pense nisso!

Você pode ter os professores mais dedicados, os pais que oferecem o maior apoio e as melhores escolas do mundo, e nada disso vai fazer diferença se você não assumir as suas responsabilidades."
Barack Obama

quinta-feira, 31 de março de 2011

Reflexão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursou para os estudantes em uma escola no Estado da Virgínia, sendo transmitido a todas as unidades de ensino do país.
A fala de Obama trata de superação e determinação, e alguns trechos valem à pena serem refletidos. Observe: “Nós podemos ter os professores mais dedicados, os pais mais atenciosos, as melhores escolas do mundo e nada disso vai ter importância a não ser que todos vocês cumpram as suas responsabilidades”. Eu quero começar com a responsabilidade que vocês têm com vocês mesmos. Todos têm uma coisa na qual são bons. Cada um de vocês tem algo a oferecer. E vocês têm a responsabilidade com vocês mesmos de descobrir o que é. E esta é a oportunidade que educação pode dar.
Talvez você pudesse ser um bom escritor. Mas você pode nunca saber até que escreva uma redação. Talvez você pudesse ser um inventor, talvez você seja bom o suficiente para inventar o novo iphone ou um remédio ou uma vacina novos. Mas você não saberá até que faça um trabalho para a sua aula de Ciências.
E não importa o que você queira fazer com a sua vida, eu garanto que você precisará da educação para fazê-lo. Em qualquer profissão você precisará de uma boa educação para cada uma dessas carreiras.
O que vocês fazem da educação de vocês vai decidir nada menos que o futuro desse país. O que vocês estão aprendendo na escola hoje vai determinar se nós como uma nação, podemos enfrentar nossos maiores desafios no futuro.
Vocês vão precisar de conhecimento e habilidade para resolver problemas que vocês aprenderam no ensino básico. Vocês vão precisar da compreensão e habilidade de pensamento crítico que vocês ganharam nas aulas de História e Geografia para lutar contra a pobreza, a falta de moradia, o crime, a discriminação e fazer a nossa nação mais justa e mais livre. Vocês vão precisar da criatividade e inventividade que desenvolveram em todas as suas aulas para construir novas empresas, que vão criar novos empregos e impulsionar nossa economia.
Nós precisamos que cada um de vocês desenvolva seus talentos, habilidades e intelecto para que possam ajudar a resolver os nossos problemas mais difíceis. Mas se vocês não fizerem isso, se desistir da escola, vocês não estão apenas desistindo de vocês mesmos, estão desistindo do seu país.
O que quer que vocês resolvam fazer, eu quero que vocês se comprometam. Eu quero que vocês realmente trabalhem para isso. Eu sei que às vezes você pode ter a impressão pela televisão de que você pode ser rico e bem sucedido sem nenhum trabalho duro, que o seu tíquete para o sucesso está no rap ou no basquete ou em ser uma estrela de reality show da TV, quando a probabilidade é que você não vai ser nenhuma dessas coisas.
Mas a verdade é que ter sucesso é difícil. Vocês não vão amar todas as matérias que estudarem. Vocês não vão se conectar com cada professor. Nem toda tarefa de casa vai parecer completamente relevante para sua vida naquele minuto. E você não vai necessariamente ser bem sucedido em tudo na primeira vez que tenta.
Mas não há problema. Algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo são aquelas que tiveram os maiores fracassos. O primeiro livro Harry Potter de JK Rawling foi rejeitado doze vezes antes de ter sido finalmente publicado. Michael Jordan foi cortado do time de basquete de sua escola e perdeu centenas de jogos e milhares de cestas na carreira dele. Mas uma vez ele disse: “Eu falhei várias e várias vezes na minha vida. E foi por isso que eu venci”.
Estas pessoas venceram porque elas entenderam que não se pode deixar os fracassos definirem você. Você tem que deixar eles te ensinarem. Você tem que deixar que eles te mostrem o que fazer diferente da próxima vez. Se você se meter em problemas, não significa que você seja problemático, significa que você tem que tentar se comportar mais. Se você tirar nota ruim, isso não significa que você é estúpido, significa apenas que você tem que passar mais tempo estudando.
Ninguém nasceu sendo bom nas coisas, você se torna bom nas coisas por meio do trabalho duro. Você não é atleta da equipe do seu colégio na primeira vez que você joga um novo esporte. Você não alcança todas as notas na primeira vez que canta uma canção. Você tem que praticar. É o mesmo com a sua vida escolar. Você pode ter que fazer um problema matemático algumas vezes antes de acertá-lo ou ler alguma coisa algumas vezes antes de entender, ou fazer alguns rascunhos no papel antes de estar pronto o suficiente para entregar.
Não tenham medo de fazer perguntas. Não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem. Eu faço isso todos os dias. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. Mostra que você tem a coragem de admitir quando você não sabe algo, e de aprender algo novo. Então ache um adulto em quem você confia – um pai, avó ou professor, um treinador ou conselheiro – e peça a ele ajuda para que você continue na linha para tingir as suas metas.
E mesmo quando você estiver lutando, quando estiver desestimulando e sentir que outras pessoas desistiram de você, nunca desista de você mesmo. Porque quando você desiste de si mesmo, desiste de seu país.
Então hoje eu quero perguntar a vocês. Qual será contribuição de vocês? Que problemas vocês vão resolver? Que descobertas vocês farão? O que um presidente que virá aqui daqui a 20, 50 ou 100 anos dirá sobre o que todos vocês fizeram pelo seu país?
A família de vocês, seus professores, estão fazendo tudo para ter certeza que vocês tenham a educação que precisam para responder a estas perguntas. Mas vocês têm que fazer a sua parte também. Então, espero que vocês ponham o máximo esforço em tudo que façam. Espero grandes coisas de cada um de vocês. Então não nos desapontem, não desapontem sua família, seu país ou a si mesmos. Façam-nos orgulhosos. Eu sei que vocês podem”.

Tradução: Marcelle Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e reflita

Leia e reflita
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."

Professores

Professores
CNSR