Pense nisso!

Você pode ter os professores mais dedicados, os pais que oferecem o maior apoio e as melhores escolas do mundo, e nada disso vai fazer diferença se você não assumir as suas responsabilidades."
Barack Obama

terça-feira, 8 de março de 2011

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA AVALIAÇÃO DE MARÇO

PORTUGUÊS

5º ano

• Interpretação de texto
• Reconhecer substantivos num texto
• Classificar substantivos quanto à formação e quanto ao significado
• Transformar palavras em substantivos
• Gênero dos substantivos:
 Substantivos uniformes (epicenos, sobrecomuns e comuns de dois)
 Substantivos biformes
 Substantivos heterônimos
 Substantivos de gênero vacilante (a cal, o champanha, a alface....)
 Substantivos que mudam de sentido (o grama/a grama, o moral/a moral...)

6º ano

• Interpretação de texto
• Reconhecer substantivos num texto
• Classificar substantivos quanto à formação e quanto ao significado
• Transformar palavras em substantivos
• Gênero dos substantivos:
 Substantivos uniformes (epicenos, sobrecomuns e comuns de dois)
 Substantivos biformes
 Substantivos heterônimos
 Substantivos de gênero vacilante (a cal, o champanha, a alface....)
 Substantivos que mudam de sentido (o grama/a grama, o moral/a moral...)

7º ano

• Interpretação de texto
• Reconhecer e classificar sujeito
 Simples
 Composto
 Oculto
 Indeterminado
 Oração sem sujeito
• Verbos impessoais
• Concordância verbal
 Sujeito composto anteposto
 Sujeito composto posposto
• Verbos quanto à predicação
 Verbo de ligação
 Verbo transitivo direto
 Verbo transitivo indireto
 Verbo intransitivo
• Predicado verbal
• Predicado nominal
• Predicativo do sujeito


8º ano
• Interpretação de texto
• Complemento nominal
• Adjunto adnominal
• Objeto indireto
• Objeto direto
• Agente da passiva
• Transformar voz ativa em passiva analítica
• Reconhecer vozes verbais
 Ativa
 Passiva analítica
 Passiva sintética
 Reflexiva
• Funções do SE
 Pronome apassivador
 Índice de indeterminação do sujeito
• Transformar passiva analítica em passiva sintética

9º ano
• Interpretação de texto
• Orações coordenadas sindéticas
 Adversativas
 Alternativas
 Conclusivas
 Explicativas
 Aditivas
• Orações coordenadas assindéticas
• Pontuação nas orações coordenadas
• Conjunções coordenativas
• Orações subordinadas substantivas
 Subjetivas
 Objetivas diretas
 Objetivas indiretas
 Completivas nominais
 Predicativas
 Apositivas
• Conjunções integrantes
• Orações reduzidas
• Período simples
• Período composto por coordenação
• Período composto por subordinação
• Período misto


REDAÇÃO I
5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano

• Acentuação gráfica
 Oxítonas
 Paroxítonas
 I e U
 Ditongos tônicos abertos
 Proparoxítonos
 Hiatos EE e OO
• Pontuação

REDAÇÃO II

5º, 6º e 7º ano

• Produção de um texto narrativo

8º e 9º ano
• Produção de um texto dissertativo-argumentativo

LITERATURA I

8º ano
• O que é Literatura?
• Texto literário e texto não-literário
• Gêneros literários
 Épico, lírico e dramático
• Denotação e conotação
9º ano
• Funções da linguagem
 Referencial
 Emotiva
 Poética
 Metalingüística
 Fática
 Conativa
• Denotação e conotação


LITERATURA II

5º ano

Análise do livro Fábulas de Esopo

6º ano

Análise do livro O menino narigudo

7º ano

Análise do livro O santinho

8º ano

Análise do livro Crônicas 3

9º ano

Análise do livro Longe dos olhos





Estudar...para um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e reflita

Leia e reflita
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."

Professores

Professores
CNSR